free web stats
Fenema news: GP da Inglaterra: Grandes surpresas!

segunda-feira, 7 de julho de 2008

GP da Inglaterra: Grandes surpresas!

O circuito de Silverstone foi palco de um grande espetáculo nesse final de semana. Mais uma vez uma corrida com chuva mostrou-se um atrativo interessante, causando várias surpresas (boas e ruins).

Lewis Hamilton, superou a pressão imposta (inclusive por ele mesmo) e fez uma brilhante prova. Na classificação, deixou escapar a pole devido um erro na volta rápida, mas debaixo de chuva, mostrou que um piloto que merece estar onde está.

Nick Hiedfeld deixou de ser o coadjuvante de Kubica e levou a BMW ao 2º lugar. Aproveitou as bobeiras de seus adversários e foi constante durante a prova. Agora vai botar pressão em seu companheiro que teve uma prova apagada e acabou rodando sozinho e abandonou.

Rubes Barrichello foi usado na tática e colocou pneus de chuva enquanto todos usavam pneus misto. Chegou a ser 10 segundos mais rápidos de todo na pista. Mais uma vez a experiência mostrou ser eficiente. Levou a fraca Honda ao pódio. Comemorou muito, após quase 3 anos sem colocar a bandeira de seu país entre as 3 primeiras.

Kimi Raikkonen, Kovalainen, Alonso, Trulli e Nakajima completaram a zona de pontuação, em uma corrida que somente 13 carros cruzaram a linha de chegada.

Agora vamos as decepções: Ferrari. A equipe não acerta uma. O prmeiro erro grave foi deixar Felipe Massa sem a chance de melhorar seu tempo no treino, devido uma demora não programada nos boxes, deixando o brasileiro largar em 9º e não conseguiu acertar nenhum dos 2 carros para a corrida. Depois errou na tática de não trocar os pneus no pit stop, esperando que a chuva parasse para ter vantagem, enquanto a maioria trocou. Depois demorou demais para perceber que errou. Tirou vários e importantes pontos de seus 2 pilotos. Se contiunuar desse jeito, pode esquecer o campeonato.

Kubica também foi prejudicado pela equipe e não conseguiu sequer sair dos boxes no Q3, largando em 10º colocado. Na corrida, acabou rodando sozinho e abandonou.

Felipe Massa deu um show a parte. Se cada rodada valesse um ponto... Independente dos erros da equipe, rodou pelo menos 5 vezes e cruzou a linha de chegada em ÚLTIMO! Sim... em último! Espero que ele se recupere desse "pífia" apresentação e volte a brilhar como nas últimas provas (e que a Ferrari colabore).

O campeonato agora tem 3 líderes: Hamilton, Massa e Raikkonen com 48 pontos. A Ferrari se fosse mais competente poderia estar disparada.na lidrerança. Está perdendo para ela mesma. Se vacilar em mais 1 ou 2 provas, vai ameaçar o campeonato.
Daqui 14 dias, teremos o Gp da Alemanha. A Ferrari ainda tem o melhor carro, mas a Mclaren está cada vez mais próxima. A BMW parece que andou para tráz. Não arrisco nenhum palpite, mas (pra variar) quem errar menos vai ganhar.

Nenhum comentário: