free web stats
Fenema news: 31/08/2008 - 07/09/2008

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Chrome: O Navegar da Google

Mais uma vez a Google lança um produto com sua própria identidade. O Chrome (BETA) é um browser que promete e tem tudo para ser bom e popular.



Com um Design limpo e inovador, "jogando" as abas na parte superior da tela, o Chrome tem como principais atrativos a velocidade de processamento de páginas dinâmicas (ex: email, orkut, scripts) e algumas funcionalidades que são uma mão na roda para os desenvolvedores como consumo de memória por site aberto, depuradores de script e afins.

Sua estrutura é baseado no Safari (navegador da Apple) e usa o JavaScript V8 (o mais rápido desenvolvido) e o Webkit (renderização). Esse conjunto otimizado torna a abertura de páginas muito mais rápidas. Porém , veremos se serão compatíveis com todos os sites (já foram encontrados alguns sites que não foram 100% compatíveis).

Um recurso interessante que está exibido na imagem acima é a miniatura dos sites mais visitados. Para pessoas que abrem vários sites fica difícil lembrar a URL, mas pelo layout é fácil identificar. Ainda falta um organizador de RSS (feeds), que é um recurso que considero básico.

A versão beta (teste) está disponível apenas para Windows, mas os desenvolvedores já prometeram que as versões para Linux e Mac logo chegarão. Não recomendo usuários com poucos conhecimentos a já começarem utilizar o Chrome, pois pode aparecer BUG's (já tem um falha grave para ser corrgida) e usuário pode desanimar. Repetindo: a versão é Beta e não Final.

Eu digo e repito: A Google vai dominar o mundo! (será que o Pink e o Cérebro trabalham para eles?)