free web stats
Fenema news: GP do Canadá: Vitória Polonesa

segunda-feira, 9 de junho de 2008

GP do Canadá: Vitória Polonesa

Várias lambanças. Assim vou definir o GP desse fim de semana no Canadá. Ganhou a o piloto mais conscistente da temporada: KUBICA!
Antes da corrida começar, lambança no asfalto. Simplesmente estava se soltando nas curvas de baixa. Por sorte, conseguiram fazer um "remendo" que acabou dando certo.
A corrida começou, Hamilton manteve a pole e abrindo vantagem, pequenas alterações de posições e somente no segundo pelotão. Até que após uma batida, entra o safety-car na pista. Os 7 primeiros colocados entram nos boxes de uma vez. Massa ainda teve que ficar esperando Räikkonen terminar o abastecimento como se tivesse na fila de um posto de combustível (mas isso não foi o problema). Na saída do PIT, Räikkonen e Kubica estavam lado a lado disputando a liderança dentro do pit. Tiveram que freiar pois a luz da saída dos boxes estava vermelha e se alguém passasse seria desclassificado. Aí vem o Hamilton, que já havia perdido 2 posições dentro do boxes simplesmente não percebe que os carros estavam parados e ATROPELA o carro de Kimi Räikkonen. Rosberg que vinha atrás também bate em Hamilton. Kubica, conseguiu escapar ileso.




Nesse momento, a corrida tomou um outro rumo. Kubica tinha como adversários diretos Alonso e Massa. Como Alonso não tem um carro competitivo, tudo indicava que Felipe Massa iria fácilmente para um pódio, mas a Ferrari, MAIS UMA VEZ, tirou conseguiu prejudicar o brasileiro. Além de ele ficar plantado esperando o pit-stop de se companheiro, a gasolina não foi para o tanque de combustível. Isso abrigou ele fazer um pit a mais do que o planejado.
Fora tudo isso, haviam vários pilotos que optaram pela tática que fazer apenas um pit-stop, e se deram muito bem. Foi assim que
Heidfeld e David Coulthard conseguiram o pódio e Glock, Fisichela e Barrichello marcaram pontos.
Kubica mais uma vez mostrou competência, e dessa vez aliado com a sorte. Hamilton poderia ter "mirado" em seu carro, mas preferiu o "vermelinho". Conseguiu sua primeira vitória e da equipe, é o atual lider do campeonato. É o piloto mais regular da temporada. Chega de elogios senão ele vai se achar! rsrss
Nick Heidfeld, também da BMW Sauber, ficou em segundo. Teve uma excelente corrida, mais foi coadjuvante.
David Coulthard, foi herói, levando a RedBull ao pódio. Com uma tática de 1 pit-stop e lambanças dos pilotos e equipes de ponta, estourou a champanhe.
Felipe Massa foi injustiçado. Dessa vez não foi a tática que a equipe usou, foi uma falha no abastecimento. Acho que alguém precisa ler o manual da máquina novamente... Poderia facilmente ter conseguido um pódio e sair como líder do campeonato. Conseguiu um "ótimo" 5º lugar, com uma sensacional ultrapassagem sobre Barrichello e Fisichela de uma vez só. Está em 3º no campeonato, na frente de seu companheiro que é o maior adversário, empatado com Hamilton e somente a 4 pontos do líder.
Rubinho surpreendeu a todos com seu desempenho. Mesmo com aquele carro fraco, chegou a liderar a corrida por algumas voltas e arrancou um 7º lugar. Parece que está empolgado. Quem sabe o ano que vêm ele tenha um carro descente.
Falando em carro descente, Nelsinho Piquet abandonou pois o freio do seu carro acabou. Aí fica dificil mostrar competência. Seu companheiro, Alonso, bateu e também não terminou.
Hamilton... o que falar do cara. Tal o pai, tal o filho. Se inspirou em seu pai que bateu um Porshe de um amigo semana passada e também quiz brincar de bate-bate. Um piloto que quer ser campeão não pode esquecer de olhar um semáforo. Ainda levou de brinde uma punição de 10 posições para o próximo grid de largarda (Rosberg também)



Agora a F1 entra na temporada "européia". Creio que daqui pra frente a Ferrari seja soberana. Kubica pode dar trabalho, mas ainda não vejo ele concorrendo ao título (nem o chefe da equipe dele). Apesar dos pesares, Massa está com mais sorte que Räikkonen. Espero também um melhor desempenho de Piquet, visto que agora ele vai andar em circuitos que conhece bem.

Nenhum comentário: